sábado, 10 de dezembro de 2016

Sobre o espaço potência no projeto expográfico


Ivie Zappellini, responsável pelo projeto expográfico, escreve sobre o trabalho produzido para a Galeria de Arte GTO a fim de abrigar o perfura _ateliê de performance:


"O sol da tarde entrando rasante na galeria é sempre lindo e revelador do espaço. 
Como a cada dia este está organizado de um jeito, habitar aqui é viver cotidianamente um espaço diferente. Agradeço demais a oportunidade de fazer esse trabalho de expografia "sem expografia", um cenário para usar e não apenas para ver. 
Um espaço potência, uma busca não por solucionar o espaço, mas questioná-lo, torná-lo mais polivalente possível. Fazer o exercício da escuta. Propor um campo aberto de possibilidades, um arsenal de ativação de corpos, ações. Um espaço ativo, também vívido como seus habitantes.  
Expus-me à construção de um espaço democrático, acessível, convidativo ao diálogo, à diferença, à experimentação. Um conjunto "situacionista" de mobiliários e objetos, que se adequa às situações que lhe serão colocadas ao longo do ateliê. Um espaço em que a matéria é entendida como "infinitas possibilidades" e o vazio "aquilo que nada impede" - como bem significa Lucrécio em "Da natureza das coisas". 
Está sendo maravilhoso desenhar outros limites para a Galeria de Arte GTO do SESC Palladium. Questionar seu local e sua relação com o restante do prédio, da instituição. Ver a reação das pessoas com o espaço todo aberto, humanizado, orgânico – e não o tradicional confinamento, controle e assepsia dos espaços expositivos. 
Uma experiência de espaço radicalmente político. Um debate espacializado, importantíssimo e muito atual, muito alinhado com o momento político brasileiro que estamos passando - e muito condizente com as minhas inquietações mais íntimas do fazer arquitetônico nos dias de hoje. 
Parabéns a Ana Luisa Santos pela proposta conduzida com tanto carinho e jogo de cintura. Parabéns à Clarice G. Lacerda que acrescentou a discussão do registro ao projeto de modo tão radical quanto a proposta da curadora. Parabéns à Carolina Amares que acreditou e apoiou o projeto, e faz o brilhante relacionamento/negociação com o SESC. Parabéns a Cris Oliveira que mesmo chegando depois acompanhou muito bem e fez colocações muito importantes. Obrigada a todas vocês por me escolherem e convidarem para participar desse desafiante projeto. Deixo um pedacinho de mim e levo comigo muito mais aprendizado! Me transformou, me enriqueceu. E assim sou capaz de doar mais na próxima oportunidade. 
Muito obrigada também ao John Brito, meu sempre companheiro das minhas empreitadas, esse ser multi-habilidoso e que faz/resolve qualquer coisa em 5 segundos enquanto fuma um cigarro" 
Foto: Ivie Zappellini

Nenhum comentário:

Postar um comentário